segunda-feira, 16 de abril de 2018

Aulas mais interessantes - Mauricio Oppitz

Manter a atenção parece impossível, conversar com o colega é tentador, os olhos ficam pesados, e lá se vai a presença mental em sala de aula. O sono e a distração venceram. Todo estudante que já pegou no sono em sala de aula, ou pelo menos chegou bem perto disso sabe a origem dos sintomas acima: uma aula chata.


Uma aula "sem graça" é capaz de desprender a atenção de um aluno com tanta facilidade que pode parecer involuntário, no entanto a dispersão nem sempre é responsabilidade apenas do aluno. Como telespectador de um show, os estudantes estão ali, em sala de aula, diante dos professores para estudarem – e isso não significa que a prática não possa acontecer como um show de conhecimento, de estudo e de aprendizado.



A falta de equilíbrio entre o teórico e o pratico contribui muito para tornar uma aula desinteressante aos olhos dos estudantes. Mas algumas regras podem ser úteis para auxiliar os professores no desenvolvimento de aulas mais empolgantes e distantes da chatice e sonolência. Hoje, vamos abordar três sugestões simples para fugir dessa falha comum. E você, aluno, se identificou com o relato acima, encontre um oportunidade para compartilhar este material com seu professor. Se as dicas forem colocadas em prática, todo mundo vai sair ganhando!



Pratique a interdisciplinaridade

Se una a outros professores e trabalhem em sintonia. Juntos conseguirão o poder de entreter o aluno e imersão completa no tema em questão. Se o estudo em pauta na matéria de História for o Descobrimento do Brasil em História por que não abordar o assunto também em Geografia, em Artes e em Ciências? A sintonia dos assuntos será positiva, pois será capaz de criar uma atmosfera de inserção maior na cabeça do aluno. Os temas em separados são vistos como desconexos e mais distantes da realidade.


Use e abuse da dinâmica

Alguns professores afirmam "Toda criança adora aprender, pois o novo é surpreendente, é cativante". O que elas não gostam é de estudar, porque o estudo tradicional e padronizado pelas escolas se tornou uma coisa chata.


Sempre que encontrar oportunidades traga ao novo e diferente para a sala de aula. Convide, literalmente, seus alunos a serem parte da aula não só como espectadores do conhecimento ali disseminado, mas também como ferramentas para que o processo aconteça. Peças de teatro, danças, vídeos, filmes, debates ou seminários são algumas boas sugestões.

Façam parte da realidade dos alunos

Segundo os especialistas, o alto grau de evasão tanto dos estudantes do ensino fundamental, como do ensino médio é reflexo da falta de conectividade que o individuo tem com a escola. Por não se sentirem inseridos no ambiente escolar não encontram nenhum pretexto que o motive a ficar. Projetos sociais que identificam as necessidades da comunidade onde a escola está inserida são ótima oportunidade para integrarem grande número de estudantes. Ao, literalmente, fazer parte, eles terão mais resistência em desistir.


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