Ergonomia
Ergonomia é o estudo anatômico, fisiológico e psicológico do homem no seu ambiente. Esta ciência procura estabelecer uma melhor relação entre o homem com o ambiente de trabalho. Como podemos observar, ela não é apenas um estudo físico do ambiente de trabalho do homem, mas também um estudo psicológico, ou seja, aspectos como cansaço mental ou perturbações mentais também são estudados.Dentre os sus principais objetivos, podemos destacar:
- Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adequem as características de cada pessoa; (Exigência Técnica)
- Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica)
- Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informápica, doenças músculo-esqueléticas; (Exigência Social)
- Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
Todas estas características tem a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.
Tipos de Ergonomia
- Ergonomia de Concepção: Permite agir precocemente sobre uma máquina, local de trabalho e até mesmo sobre uma fábrica inteira na definição de como serão implantados os sistemas de modo a melhorar o ambiente de trabalho para o trabalhador;
- Ergonomia de Correção: Corresponde diretamente as anomalias que se traduzem por problemas de segurança e no conforto do trabalhador ou na insuficiência da produção, em qualidade e em quantidade.
Ergonomia Aplicada à Informática
Para a quase totalidade dos usuários de informática, a utilização do microcomputador como ferramenta de trabalho significa não mais que sentar diante da máquina, ligá-la e executar suas tarefas. Poucos, no entanto, têm conhecimento de que uma cadeira inadequada, um monitor com luminescência além do limite aconselhável, ou mesmo a falta de um apoio para a mão na utilização do mouse ou do teclado podem ser sinônimo de desconforto e até mesmo de problemas físicos.Diversos problemas podem surgir quando não são usados ferramentas adequadas as características de cada pessoa. Existem vários itens que devem ser ajustados a cada pessoa:
- Cadeira: deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, da mesma altura do teclado. Precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada.
- Mesa: Deve ter regulagem independente de altura para monitor e teclado. Deve medir aproximadamente 75cm de altura, mas o teclado tem de estar a 68cm, na altura do cotovelo.
- Vídeo: A parte superior deve estar a altura dos olhos, a uma distância mínima de um braço, de modo a manter a cabeça na posição vertical.
- Teclado e mouse: Quando usar o mouse, movimente o braço inteiro, e não somente o punho. Deve-se sempre procurar manter um apoio para o braço e para os punhos .
Problemas com o uso de computadores não estão somente relacionados com uma má postura ou com o uso de equipamentos inadequados. Também deve-se levar muito em conta, a apresentação, ou a forma como os programas de aplicação que o usuário estiver usando se comportam e se compõem. Cores muito fortes, ou programas que possuem muitos pontos chamativos, tiram a atenção do usuário, causando uma poluição visual, que com o passar do tempo, resultam em cansaço mental. É de grande importância que a pessoa sinta-se psicologicamente bem quando estiver trabalhando.
Implicações do mau uso de equipamentos e má postura
Diversos problema podem surgir quando não estão sendo seguidas as especificações do ambiente de trabalho:- Fadiga: Queda do rendimento e diminuição da capacidade de trabalho. É causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou por longas jornadas de trabalho ininterruptas.
- Dores nas vistas: O ato de concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor causa uma diminuição significativa no piscar de olhos. A superfície da córnea resseca, resultando em irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos. Fazer paradas freqüentes, olhar para objetos distantes várias vezes a cada hora (relaxamento muscular), e piscar os olhos ajuda a relaxar e refrescar a vista (ressecamento) ajudam a relaxar a vista.
- Dores nas costas: Provocada pelo uso de móveis não adaptados a pessoa. Cadeira inadequada é o maior causador de dores nas costas. O encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada. o encosto também deve ser flexível a ponto de não permitir que o usuário escorregue para trás.
- LER (Lesão por Esforço Repetitivo): Causada pelo excessivo uso do teclado ou do mouse por um longo período, principalmente quando não se está usando o computador com um postura correta. Em alguns casos, a LER pode ficar restrita ao membro afetado, normalmente mãos e braços. No início há inflamação, que exige imobilização e remédios adequados. Dependendo da qualidade de repouso ( que deveria durar alguns meses) que o paciente tem após a imobilização, ele pode ou não estar apto para voltar ao trabalho. Alguns voltarão a sentir dor cinco minutos após voltar ao serviço que faziam antes, outros horas, outros meses.
O Ministério da Saúde revela que, nos últimos anos, dos trabalhadores licenciados por motivo de saúde, 20% sofrem de problemas músculo-esqueléticos, ou seja, conseqüências do "mau" uso da informática.
Os técnicos de segurança do trabalho admitem que, nos últimos anos, as empresas investiram uma boa soma de dinheiro na ambientalização dos locais de trabalho, tornando-os mais agradáveis.
As inovações para os teclados começaram a surgir para tentar combater os males que afetam números cada vez maiores de trabalhadores em centrais de atendimento, digitadores e jornalistas - profissionais que sobrecarregam os tendões em jornadas que excedem até seis horas ininterruptas de trabalho.
O problema é que o consumidor gasta até R$ 3 mil com o computador, mas se recusa a pagar R$ 100,00 para o suporte adequado. Então compra produtos de baixa qualidade e que não atendem a questões fundamentais de saúde.
Leis de proteção
Atualmente existe apenas uma lei que regulamenta o uso de computadores, principalmente para a profissões onde a digitação é a tarefa mais desempenhada. Seu principal objetivo é evitar a ocorrência deLesão por Esforço Repetitivo, que é uma das maiores causadoras de doenças. Esta lei especifica que o digitador, a cada 50 minutos de trabalho tem um período de 10 minutos para descanso, não deduzido do período normal de trabalho. Portaria 3751/90 CLT.
Soluções para os problemas
Muito mais fácil que solucionar problemas causados pelo uso de computadores, é procurar evitá-los ao máximo, pois problemas como Lesões de Esforço Repetitivo, são de difícil tratamento. Diversas medidas podem ser tomadas para evitar que surjam problemas pelo uso excessivo ou errôneo do computador. Dentre elas podemos destacar:- Fazer pausas freqüentes durante o trabalho, procurando realizar alguma atividade física, como alongamentos, que proporcionam um relaxamento para a musculatura, além de aliviar o estresse mental, causado pela concentração excessiva sobre o monitor;
- Ter um correta postura e procurar usar ao máximo equipamentos ergonômicos, principalmente em relaç&atalde;o ao teclado e ao mouse.
Conclusão
O uso indevido de computadores, ou seu uso excessivo, podem causam vários problemas à saúde do trabalhador ou do simples usuário. Em relação a estes problemas, principalmente para o trabalhador que se submete a longas jornadas diante do computador, pode-se levantar um questionamento se deve existir algum responsável pela sua saúde e bem estar, ou seja, se a prevenção de problemas é um dever do empregador, do próprio empregado ou do governo. E em caso de algum problema mais grave, como invalidez, existe alguém de deve ser responsabilizados?Analisando os males que podem ser gerados, pode-se concluir que ainda a melhor solução é "nós", trabalhadores e usuários, nos cuidar-mos ao máximo de todas as formas para nos distanciar-mos de possíveis problemas e infortúnios que possam ocorrer.
Bibliografia:
Sum Microsystems. How to create a confortable working enviroment. 1994
Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R)
Ergonomia
Nenhum comentário:
Postar um comentário